BIBLIOGRAFIAS


CHAUÍ, Marilena. Iniciação a Filosofia. 1ª edição. São Paulo: Ática, 2010.

CORDI, Cassiano et all. Para Filosofar. 4ª edição. São Paulo: Ed. Scipione, 2000.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. 15ª edição. São Paulo: Ed. Saraiva, 2000

GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. 1ª edição. São Paulo: Ed. Scipione, 2014.

SÁTIRO, Angélica e WUENSCH, Ana Miriam. Pensando Melhor. 4ª edição. São Paulo: Ed. Saraiva, 2003.

MAYNER, Sérgio. Filosofia com Jovens. 2ª Edição. Petrópolis: Ed. Vozes, 2004.

HEERDT, Mauri Luiz. Construindo Ética e Cidadania todos os dias. 5ª edição. Florianópolis: Ed. Sophos, 2000.

FERNANDES, Raquel Martins. Comunidade de investigação Filosófica no Ensino Médio - teoria e prática. / Orientador Dr Peter Büttner Cuiabá: UFMT/I E, 2003.

GARDNER, Susan. Investigação não é uma mera conversa. In: A Filosofia e o Incentivo à Investigação Filosófica. Coleção Pensar - vol. IV - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1997.

SÁTIRO, Angélica. Com diálogos, relatos e reflexões. - Belo Horizonte: Cultura, 1998.

MANDEL, Sylvia J. Hamburger e SANTANA, Isabel Cristina; Comunidade de Investigação e a Pré-Escola. A Comunidade de Investigação e a Educação para o Pensar. Coleção Pensar - vol. II - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1996.

LIPMAN, Mattew. O Pensar na Educação; trad.: Ann Mary Fighiera Perpétuo. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

ARANHA, MARTINS. M. L . A , M. H . P. Filosofando: Introdução a Filosofia. São Paulo, Moderna, 2011.

_______________. A filosofia vai à escola; trad.: Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer. - São Paulo: Summus, 1990.

_______________. A Filosofia e o desenvolvimento do raciocínio. In: A Comunidade de Investigação e o Raciocínio Crítico. Coleção Pensar - vol.I - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1995.

_______________. Natasha, diálogos vygotskianos. Trad.: Lólio Lourenço de Oliveira - Porto Alegre: Nova Alexandria, 1997.

_______________; SHARP, Ann Margaret e OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula, trad.: Ana Luiza Fernandes Falcone - São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

LIPMAN. Alguns pressupostos filosóficos de filosofia para crianças. In: KOHAN, Walter Omar (org). Filosofia para crianças. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1999, v. IV, pp 73-76.

OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da Filosofia. Rio Grande do Sul: UNIJUÍ, 2002.

SHARP, Ann M. Algumas pressuposições da noção "Comunidade de Investigação", In: A Comunidade de Investigação e o Raciocínio Crítico. Coleção Pensar - vol.I - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1995.

CORDI e outros. Para Filosofar. São Paulo: Scipione, 1999.

LEBRUN, G. “Sombra e luz em Platão”. in NOVAES, A. O olhar. São Paulo, Companhia das

Letras, 1988. p. 21-30.

PLATÃO. A República (adaptação de M. Perine). São Paulo: Scipione, 2002

Lei de diretrizes e Bases da Educação, 15ª edição, 2007.

Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, 12ª edição 2006.

Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCN) 10ª edição, 2008.


OUTRAS BIBLIOGRAFIAS:

Livros didáticos;

ARANHA, M. L. de A. e MARTINS, M. H. P., Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: ed. Moderna, 2013.

CHAUÍ, M., Convite à filosofia São Paulo: ed. Ática, 2000.

COTRIN, G. Fundamento da Filosofia “História e Grandes Temas” (15ª ed.). São Paulo: ed. Saraiva, 2000.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação a Filosofia. 1ª edição. São Paulo: Ática, 2010.

CORDI, Cassiano et all. Para Filosofar. 4ª edição. São Paulo: Ed. Scipione, 2000.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. 15ª edição. São Paulo: Ed. Saraiva, 2000

GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. 1ª edição. São Paulo: Ed. Scipione, 2014.

SÁTIRO, Angélica e WUENSCH, Ana Miriam. Pensando Melhor. 4ª edição. São Paulo: Ed. Saraiva, 2003.

MAYNER, Sérgio. Filosofia com Jovens. 2ª Edição. Petrópolis: Ed. Vozes, 2004.

HEERDT, Mauri Luiz. Construindo Ética e Cidadania todos os dias. 5ª edição. Florianópolis: Ed. Sophos, 2000.

FERNANDES, Raquel Martins. Comunidade de investigação Filosófica no Ensino Médio - teoria e prática. / Orientador Dr Peter Büttner Cuiabá: UFMT/I E, 2003.

GARDNER, Susan. Investigação não é uma mera conversa. In: A Filosofia e o Incentivo à Investigação Filosófica. Coleção Pensar - vol. IV - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1997.

SÁTIRO, Angélica. Com diálogos, relatos e reflexões. - Belo Horizonte: Cultura, 1998.

MANDEL, Sylvia J. Hamburger e SANTANA, Isabel Cristina; Comunidade de Investigação e a Pré-Escola. A Comunidade de Investigação e a Educação para o Pensar. Coleção Pensar - vol. II - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1996.

LIPMAN, Mattew. O Pensar na Educação; trad.: Ann Mary Fighiera Perpétuo. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

ARANHA, MARTINS. M. L . A , M. H . P. Filosofando: Introdução a Filosofia. São Paulo, Moderna, 2011.

_______________. A filosofia vai à escola; trad.: Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer. - São Paulo: Summus, 1990.

_______________. A Filosofia e o desenvolvimento do raciocínio. In: A Comunidade de Investigação e o Raciocínio Crítico. Coleção Pensar - vol.I - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1995.

_______________. Natasha, diálogos vygotskianos. Trad.: Lólio Lourenço de Oliveira - Porto Alegre: Nova Alexandria, 1997.

_______________; SHARP, Ann Margaret e OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula, trad.: Ana Luiza Fernandes Falcone - São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

LIPMAN. Alguns pressupostos filosóficos de filosofia para crianças. In: KOHAN, Walter Omar (org). Filosofia para crianças. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1999, v. IV, pp 73-76.

OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da Filosofia. Rio Grande do Sul: UNIJUÍ, 2002.

SHARP, Ann M. Algumas pressuposições da noção "Comunidade de Investigação", In: A Comunidade de Investigação e o Raciocínio Crítico. Coleção Pensar - vol.I - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1995.

CORDI e outros. Para Filosofar. São Paulo: Scipione, 1999.

LEBRUN, G. “Sombra e luz em Platão”. in NOVAES, A. O olhar. São Paulo, Companhia das Letras, 1988. p. 21-30.

PLATÃO. A República (adaptação de M. Perine). São Paulo: Scipione, 2002

Lei de diretrizes e Bases da Educação, 15ª edição, 2007.

Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, 12ª edição 2006.

Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCN) 10ª edição, 2008.

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. FILOSOFANDO, INTRODUÇÃO À FILOSOFIA. Editora Moderna. São Paulo: 1993.

CHAUI, Marilena. Iniciação a Filosofia. São Paulo: Editora Ática; 2017.

COTRIM, Gilberto; Mirna Fernandes. Fundamentos de filosofia. Saraiva Educação Ltda., São Paulo, 2016.

SAVIAN FILHO, Juvenal. Filosofia e filosofias: existência e sentidos / Juvenal Savian Filho. Autêntica Editora, Belo Horizonte, 2016.

BRASIL, Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. (Proposta curricular de Santa Catarina:Formação integral na educação básica)/Estado de Santa Catarina,Secretaria de Estado da Educação-,2014.

SANTA CATARINA, Orientação Curricular com Foco no que Ensinar: Conceitos e Conteúdos para a educação Básica (Documento Preliminar). Florianópolis/SC: SED, 2011.